Google Ads vs Facebook Ads: qual é o melhor?
Tráfego pago • 04 min. de leitura
Por Caique de Andrade Oliveira
Quando se inicia um projeto de Marketing Digital , uma das dúvidas mais frequentes é quanto às campanhas patrocinadas. “Como fazer? Qual o objetivo? Quais as diferenças desse tipo de campanha?” são perguntas frequentes e uma das mais importantes é: “É melhor direcionar as minhas campanhas para o Google ou para o Facebook”.
Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo que nós vamos te explicar tudo agora.
Logo de cara, vamos deixar claro que tudo depende muito dos seus objetivos e do capital disponível para esse investimento. Agora, já com a consciência limpa, vamos te explicar o porquê.
Para entender tudo, você deve começar entendendo o funcionamento de cada um dos aplicativos e depois as diferenças entre eles:
O Google Ads é a principal fonte de receita do Google e também a plataforma líder de anúncios desde sua criação em 2000. Nela, você paga para se destacar nos resultados de busca ou outros espaços de exposição, podendo segmentar o público e mostrar seus anúncios para pessoas que já estão procurando por páginas parecidas com as suas (é um público mais predisposto a gostar do seu produto, uma vez que já está procurando por ele).
É possível variar o local de exposição e, dentre as opções, estão o Youtube, as abas de aplicativos ou shopping, a Rede de Display ou a Rede de Pesquisa;
Já o Facebook Ads é uma plataforma que permite aproveitar o consumo diário de conteúdo por milhões de pessoas para divulgar os seus anúncios pagos. Na plataforma, é possível usar o famosíssimo algoritmo para segmentar e direcionar as suas campanhas e definir diretrizes cada vez mais específicas de usuários para receber suas publicações. Você pode aparecer no feed ou nos stories do seu público alvo, definindo o tipo de meta a ser alcançada com os seus anúncios.
Essas metas podem ser: Reconhecimento de Marca, Alcance, Visualizações do vídeo, Envolvimento, Conversões, Tráfego ou Geração de Cadastros.
Aposto que, agora, ficou mais claro o motivo de não haver resposta certa para qual dos aplicativos é a melhor opção para o seu patrocínio, né? Mas para esclarecer ainda mais o assunto, vamos comparar as vantagens e desvantagens das duas.
No Google, as pessoas são direcionadas conforme as pesquisas que fazem e, dessa forma, o público encontrado tende a estar mais predisposto a entrar em contato ou mesmo consumir do que você tem a oferecer imediatamente. No Google, as pessoas já estarão procurando por um produto como o seu.
Por outro lado, as suas campanhas dependem do interesse das pessoas. Isso significa que aqueles que não têm uma necessidade, não irão pesquisar por ela e, portanto, não entrarão em contato com as soluções que você oferece.
Já o processo de conversão dos Ads no facebook é muito mais “paciente” que o do Google. Ele tem e demandam mais tempo, uma vez que o algoritmo permite alcançar um internauta sem ele ao menos pesquisar pelo assunto. No facebook, é possível investir para que certo tipo de pessoa dê likes, siga sua página, comente e compartilhe (tudo isso muito antes de precisar ou decidir fazer uma compra).
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Além disso, a segmentação no Facebook é muito mais fácil, sendo que ele permite uma divisão prévia (também com base no algoritmo). No Google, tanto profissionais experientes quanto estudantes ou curiosos podem fazer uma mesma pesquisa, de forma que o seu dinheiro pode ser gasto com contatos que não são tão proveitosos, diferentemente do Facebook.
Entretanto, da mesma forma que você pode alcançar usuários que não pesquisaram pelo seu produto, você necessita de campanhas muito mais atrativas, a ponto de conquistar um cliente que nem ao menos buscou por aquilo que você oferece. No Facebook, você tem criar um cliente fiel, mas precisará de um cuidado muito maior, para garantir que suas publicações gerem engajamento.
No final das contas, a sua escolha depende muito dos seus objetivos, mas o ideal mesmo é que você invista em ambas.
Finalmente essa dúvida foi sanada de uma vez por todas, hein? Mas se você quiser mais dicas ou um trabalho pessoal e organizado para as suas páginas e sites, entre em contato.