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Growth Marketing em 2022

Growth Marketing
O growth marketing é uma metodologia que se propõe a atuar no crescimento de negócios disruptivos que desejam crescer exponencialmente.

Growth Marketing: estratégia para negócios que buscam crescimento exponencial

O Growth Marketing ou Marketing de Crescimento é um método que visa o crescimento significativo, com mais atividade e agilidade. Surgiu para revolucionar o modo de administrar estratégias de vendas, com o foco não apenas em vender, mas sim reter os clientes e gerar receita recorrente. Para o profissional de Growth, a receita gerada ao longo do tempo é mais importante do que a primeira receita, o que possibilita estratégias mais fortes e focadas no longo prazo.


Diferenças entre o Marketing tradicional e o Growth Marketing

– O Marketing Tradicional usa práticas reconhecidas de mercado, enquanto o Growth Marketing se baseia em métodos científicos: hipóteses e testes;

– O Marketing Tradicional possui comunicação eficiente, o Growth Marketing é qualificado em comunicação, análise, lógica de programação e experimentos;

– O Growth Marketing utiliza-se de todos os canais disponíveis, o Marketing Tradicional usa os canais tradicionais e alguns canais digitais;

– Enquanto o profissional tradicional de marketing está focado principalmente em branding e vendas, o Growth está focado em crescimento;

– O Growth Marketing é encontrado em startups e empresas disruptivas, enquanto o Marketing Tradicional é encontrado em negócios tradicionais.


O Funil de Vendas do Growth e o Funil de Vendas Tradicionais

Funil é um modelo estratégico que objetiva estruturar os passos que o cliente percorre em um negócio, do ponto de vista da empresa. Os funis do Growth e de Vendas Tradicionais são bem diferentes: o primeiro está focado em manter usuários ativos e gerar novas e diferentes formas de receita, enquanto o segundo está voltado para a venda de produtos e serviços.

O funil de vendas tradicional visa direcionar os esforços para uma Jornada de Consumidor em que o cliente primeiro conhece a marca (Topo – Descoberta), depois considera comprar (Meio – Consideração), realiza a compra (Fim – Conversão), depois é fidelizado e gera recompras (Fidelização).

Já o funil de Growth é focado numa Jornada do Consumidor mais abrangente, incerta e mais disruptiva. As etapas funcionam da seguinte forma:

Awareness – Topo: Como os consumidores descobrem sua marca ou produto?

Ativação: É quando o cliente tem a primeira empolgação com o seu produto. Em um   E-commerce, por exemplo, esse momento pode ser quando o pedido chega ao cliente;

Retenção: Nesta etapa estão os esforços para o consumidor voltar a adquirir o produto ou serviço e manter o maior número de consumidores ativos. Ou seja, é a frequência de uso, influenciado pela qualidade do produto;

Monetização: Nesta fase, são feitos os esforços para que se gere a maior monetização (receita). O grande foco está em gerar o máximo de lucro recorrente, sem causar perda de clientes;

Indicação – Fim: O foco é garantir a máxima satisfação do cliente para que ele indique para outras pessoas;


5 ferramentas essenciais para o profissional de Growth

O profissional de Growth Marketing costuma ser mais “mão na massa” que os profissionais tradicionais. Enquanto estes planejam grandes campanhas, focadas em uma única grande atividade, o profissional de Growth prefere focar em vários processos menores e realizá-los com máxima eficiência. Confira abaixo 5 ferramentas indispensáveis para o profissional de Growth:

1. Análises Cohort: é uma das principais ferramentas de Growth. Ela faz a análise de Aquisição de Clientes baseada em “safras”, ou seja, períodos de entrada;

2. Pesquisas NPS: o NPS (Net Promoter Score) é uma das métricas favoritas dos profissionais de Growth, pois mensura a satisfação do consumidor com o negócio e determina a probabilidade de retenção e indicação;

3. Hotjar: é uma ferramenta de Experiência do Usuário, que possibilita analisar mapas de calor, observar gravações de navegação do usuário, realizar pesquisas com usuários, dentre outros recursos;

4. Google Analytics: o Google Analytics não deixa de ser uma ferramenta importante para o Growth. Também é usada pelos profissionais de marketing tradicional;

5. Google Tag Manager: enquanto o profissional de marketing tradicional observa números grandes, o Growth procura medir cada detalhe, por isso é importante ter domínio do Tag Manager.


Todas as empresas precisam de Growth Marketing?

Não. O Growth Marketing surgiu a partir de necessidades específicas de negócios que buscam altas taxas de crescimento, possuem um grau maior de inovação e lidam com ambientes de negócio extremamente voláteis. No entanto, um dos princípios do Growth é geração de resultados e nesse sentido todos os profissionais podem aprender com o Marketing de Crescimento, aperfeiçoar seus processos e melhorar os resultados.

Leia também: Persona: por que criar para o seu negócio?

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