Podemos implementar as mesmas ações de marketing B2B vs B2C para clientes quando eles são empresas ou consumidores finais? Ambos têm objetivos, necessidades e propósitos.
Não…Então, por que alguns insistem em fazer o mesmo marketing para todo mundo?
É aí que entra o conhecimento sobre o marketing B2B ou B2C. E é importantíssimo saber diferenciar cada um para poder ajustar as campanhas ao destinatário final da sua campanha. Dependendo do target, você vai precisar escolher corretamente entre um ou outro. É exatamente disso que depende o sucesso das suas campanhas nas redes sociais.
Você quer saber exatamente o que significa B2B e B2C Marketing, quais as diferenças existentes e quais ações implementar, dependendo do seu modelo de negócio?
Vamos as diferenças…
MARKETING B2B VS. B2C
ENTENDA 10 DIFERENÇAS IMPORTANTES
A grande maioria das pequenas e médias empresas estão fazendo marketing sem levar em consideração alguns aspectos que podem pode mudar o resultado:
Dependendo de qual for seu público, deve-se escolher entre B2B ou B2C.
- O B2B, também conhecido como business-to-business ou B2B na abreviação em em Inglês, é o tipo de marketing que empresas que se dirigem a outras empresas deveriam usar.
- O B2C, também conhecido como business-to-consumer ou B2C é o tipo de marketing ideal para empresas que que se dirigem diretamente aos consumidores.
E a primeira coisa que você deve fazer antes de começar a implementar uma estratégia de marketing digital é entender à qual dos dois modelos o seu negócio pertence. Uma das grandes vantagens do marketing digital e do e-commerce é a possibilidade de personalizar cada ação para que ela seja o mais eficaz possível.
Então, por que não aproveitar?
A partir deste ponto da leitura, pegue uma água ou um café (sem açúcar) e acomode-se, você está a um passo de saber quais são as grandes diferenças entre marketing B2B e B2C:
Empresas vs Consumidor final
O Marketing B2B e o B2C têm objetivos muito diferentes: enquanto o B2B vende para outras empresas, o B2C aborda os consumidores finais.
Vendas em grande escala vs. consumo próprio
O modelo B2B normalmente vende em grande escala e o cliente não compra um único produto ou serviço.
O modelo B2C o comprador é o consumidor final; ou seja, compra o produto ou serviço para consumo próprio, de modo que o volume de vendas é mais fácil de controlar e medir.
Eficiência vs. Oferta
A audiência das empresas B2B está buscando eficiência e solução de problemas, enquanto os consumidores do negócio B2C provavelmente estão procurando ofertas e promoções para satisfazer os seus desejos.
Educação vs. Entretenimento
Os clientes B2B querem ter acesso a mais conhecimento e os clientes B2C basicamente querem obter resultados e sentire-se satisfeitos com a sua compra.
Necessidades Específicas vs. Necessidades Básicas
O processo de comercialização B2B demanda conteúdo altamente detalhado e criado por especialistas. Necessitam ser atendidos por uma equipe de vendas técnica.
O processo de comercialização B2C pode ser gerado diretamente para o consumidor e está focado em satisfazer suas necessidades basicas.
Relacionamento de longo prazo vs. curto prazo
No B2B, as empresas necessitam de informação e buscam construir uma relação estreita com as marcas.
Já no B2C, os consumidores seguem as marcas para construir uma relação de proximidade, e isso não necessariamente significa que podemos deixar de investir em fidelização.
Decisão de compra
No formato B2B a decisão de compra é mais longa, pois, a decisão deve passar por diferentes níveis até chegar aos niveis superiores, ou seja, quem normalmente autoriza a compra. Portanto, um processo complexo e demorado.
No B2C o consumidor final é quem decide pela compra imediata, muitas vezes guiados por emoções e pelo impulso. Neste caso, os processos de compra tendem a ser simples, porque os consumidores não têm tempo a perder.
Foco vs. Dispersão
No B2B, o número de clientes é pequeno com um volume de compras grande e geralmente com um preço elevado.
No B2C o número de clientes é grande com um volume de compras pequeno e clientes dispersos. Os volumes de compra são maiores, o preço é geralmente mais baixo.
Necessidades vs. Desejos
O Marketing B2B centra-se no produto, características e as necessidades que atendem. Em geral não atendem nenhuma emoção pessoal envolvida no processo de compra. As decisões são racionais em um mercado que tem sede por conhecimento e busca por informações e soluções.
O Marketing B2C tem mais a ver com os desejos e aspirações de consumo e com a forma como o produto ou serviço pode ajudar a resolver estes aspectos. A decisão é puramente emocional.
Os objetivos a longo prazo vs. necessidades imediatas
No B2B, as empresas de procuram atingir metas a longo prazo, tais como a recuperação do Retorno Sobre o Investimento (ROI) ou gerar certos benefícios em “n” tempo.
Por outro lado, o cliente de Marketing B2C não procura somente satisfazer seu desejo e resolver os seus problemas, mas também querem resultados rápidos e imediatos.
E ainda que os Marketing B2B e B2C tenham muitos pontos em comum, é vital que você entenda estas diferenças para que, esteja você de um lado ou do outro ou mesmo em ambos, possa implementar uma eficiente estratégia de Marketing.
No próximo post deste Blog falaremos como fazer Marketing para empresas B2B e B2C.